Máquinas de corte e relevo by Megui Assano

Olá pessoal!!!


Hoje eu vim falar um pouco dessas máquinas maravilhosas que fazem corte com uso de facas próprias e que fazem também o chamado relevo seco, ou embossing, criando textura em um papel liso, para dar aquele charminho nos nossos projetos. São inúmeras as possibilidades de trabalho com ela, pois hoje existem no mercado algumas marcas que fabricam uma infinidade de modelos de facas e de plaquinhas de relevo. Trabalhamos com o sistema que chamamos de “sanduíche”, porque colocamos o papel que queremos trabalhar entre plataformas/bases, para passar pela máquina.


Hoje existem inúmeros modelos no mercado, inclusive nacionais (o que é muito bom, né?) e tem cada uma mais linda que a outra! Dá vontade de ter todas hehe

A máquina que eu tenho é a Cuttle Bug da Provo Craft, bem antiguinha ainda, mas eu adoroooo.

A vantagem de alguns outros modelos mais modernos seria o tamanho da máquina, pois existem máquinas maiores que conseguem trabalhar com um espaço maior e, assim, trabalhar com várias faquinhas ao mesmo tempo.

Junto com a Cuttle Bug vem algumas bases, onde a gente vai trocando ou mudando conforme o trabalho que for fazer. Nessa parte, as máquinas mais modernas tem um ajuste um pouco mais inteligente e mais prático.

Vejam que uma das minhas bases está até envergada de tanto uso hehe

Para fazer a textura, é só encaixar o papel dentro da placa de relevo, fazer o sanduíche com as bases da máquina, girar a manivela e passar pela máquina. Veja o resultado:


Ele já fica lindo só com o relevo, mas podemos trabalhar um pouquinho mais passando carimbeira colorida, para realçar ainda mais o relevo.

Passei uma costura e fiz um cartãozinho.

E para fazer os cortes usando as faquinhas de corte, trabalhamos da mesma forma. Encaixamos as plaquinhas entre uma base e outra e passamos pela máquina.

Escolhi uma faquinha de folhagem e cortei várias delas no mesmo pedaço de papel, pensando em usar o negativo também. Quer dizer, aquela parte que acaba sobrando depois que fazemos os cortes.

Aqui temos uma faca de corte com a base mais grossa, o que faz com que a gente dispense uma das plataformas que vem com a máquina.

Podemos até cortar feltro com algumas marcas de facas (e outros materiais que eu ainda não experimentei hehe).

Alguns cartões que eu fiz:

Como trabalhei com o negativo das folhagens:

E para finalizar, fiz uma página com alguns elementos trabalhados na Cutlle Bug.

Detalhes mais de pertinho:


Ferramentas e materiais que eu utilizei:

- Máquina Cuttle Bug (Provo Craft)

- Faquinhas de corte Cuttle bug, Sizzix e TEC

- Plaquinhas de relevo Cuttle Bug

- Papéis decorados Arte Fácil, Goodies, Studio Baunilha, American Crafts e October Afternoon

- Carimbeira Distress Oxide


É isso por hoje!!!

Espero que tenham gostado e que consigam se inspirar e aproveitar alguma dica.

E bora nos divertir com essa infinidade de possibilidades!


Bjoooooo

Megui

#maquinadecorte #placasderelevo #facasdecorte

81 visualizações2 comentários